domingo, 11 de janeiro de 2009

BOLACHAS DE MANTEIGA

Hoje foi um daqueles dias que não apeteceu sair de casa e então resolvi dedicar-me à cozinha durante a tarde e preparar algo de docinho para o lanche para acompanhar com um cházinho bem quentinho pois com este frio é o que apetece. Quem adorou este lanche foi o meu filhote, mas o pai não ficou nada atrás.

INGREDIENTES:

- 250g açúcar
- 75g manteiga
- 75g banha
- 2 ovos
- 2 gemas
- 1 limão (raspa)
- 500g de farinha
- manteiga para untar
- aroma de limão

PREPARAÇÃO:

Ligar o forno a 180ºC.
Untar um tabuleiro com manteiga (eu usei o do forno).
Bata o açúcar com a manteiga e a banha, até ficar um creme. Junte os ovos, uma gema, a raspa de limão e umas gotas de aroma de limão (optei por pôr sumo de 1 limão).
Aos poucos adicione a farinha e mexa bem.
Com as mãos, forme pequenas bolinhas (molhe as mãos em água para não pegar a massa) e coloque-as no tabuleiro mas deixe algum espaço entre elas. Misture a outra gema com um pouco de água e pincele as bolachas. Leve ao forno durante 15 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva.
BOM APETITE!!!!


2 comentários:

♥ mesa para 4 disse...

Hummm que bolachinhas tão bonitas...

Xana Bértolo disse...

Eu tenho umas vontades de fazer bolchas de manteiga, mas acho sempre k deve ser muito dificil,e tal e tal, e acabo sempre por perder a embalagem e nunca fiz... Essas tão tão bonitas :)
bjinhus