terça-feira, 31 de março de 2009

BOLO DE ANIVERSÀRIO

Este bolo fiz quando o meu Paizinho querido fez anos (ele já fez anos em Fevereiro) mas ando tão atrasada com as minhas receitas que só agora é que consegui postar esta receita. A receita do bolo retirei do blog da nossa querida Amiga Kláudia Piratinha Piriri, obrigada Kláudia pela receita que é uma maravilha e espero que esteja a correr tudo bem contigo, um beijinho para ti e rápidas melhoras.
Pai para ti um beijo enorme e obrigado por tudo e por existires.


INGREDIENTES BOLO:

-2 iogurtes
-4 ovos
-350g açúcar
-300g farinha
-1 c.(chá) fermento
-1,5dl óleo
Estes ingredientes são a dobrar e no segundo bolo coloca-se 4 colheres de chocolate em pó.
Bater os ovos inteiros e o açúcar.
Junte os 2 iogurtes.
Adicione a farinha (previamente misturada com o fermento) alternadamente com o óleo terminando com a farinha.
Deite numa forma rectangular untada com margarina ou forrada a papel vegetal (forrei com papel vegetal). Leve ao forno a 180ºC, durante 45 minutos.
Para a cobertura fiz um creme de chocolate e fiz assim:
Leve 400ml de natas ao lume até ferver e tire de imediato do lume, junte 200g chocolate para culinária partido aos bocadinhos e junte raspa de uma laranja, mexa bem com uma vara de arames. Deixe arrefecer um pouco.
Barre um dos bolos com este creme e coloque o outro bolo por cima e cubra com o restante creme de modo a cobrir os 2 bolos.
BOM APETITE!!!!

quarta-feira, 25 de março de 2009

PEIXE LAGOSTA

Ora cá estou eu com mais uma receita de peixinho e rápida de fazer porque parece que cada vez o tempo "foge" de mim a sete pés. Isto de se ser dona de casa tem os seus "efeitos secundários" mas depois no final também temos as nossas recompensas.

INGREDIENTES:

-1kg filetes de pescada
-2 dentes alho
-1dl polpa tomate
-5 ovos
-2 c.(sopa) sumo limão
-1 raminho salsa
-margarina para untar

PREPARAÇÃO:

Arranje o peixe e leve-o ao lume num tacho com água temperada com sal e deixe ferver. Deixe o peixe arrefecer ainda dentro da água.
Ligue o forno a 180ºC e unte um tabuleiro de louça ou pirex com margarina. Escorra então o peixe, desfie-o e deite numa tigela. Adicione a salsa picada, os alhos picados, a polpa de tomate e o sumo de limão e misture bem.
De seguida, bata os ovos com uma pitada de sal e pimenta, adicione-os ao preparado anterior, mexa bem e verta para o tabuleiro. Leve ao forno durante aproximadamente 25 minutos, retire e sirva quente polvilhado com salsa.
Acompanhei com batata frita de pacote.
BOM APETITE!!!!

sexta-feira, 20 de março de 2009

BOLO ENSOPADO DE LARANJA

Tenho andado com muito pouco tempo para me dedicar ao blog e visitar os vossos cantinhos mas a vida profissional rouba-nos muito tempo e a família precisa de nós e temos que pôr algumas coisas em 2º plano e neste caso tem sido o meu cantinho que tem ficado em 2º plano.
Mas hoje deixo-vos aqui uma receitinha docinha para o fim-de-semana.

INGREDIENTES:

-300g açúcar
-150g farinha
-6 ovos
-3dl sumo de laranja natural
-raspa da casca de 1 laranja
-1 c.(chá) fermento
-margarina para untar
-farinha para polvilhar

PREPARAÇÃO:

Unte uma forma de chaminé com margarina e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180ºC.
Numa tigela, junte os ovos e 200g açúcar e bata bem. Adicione a raspa de laranja e a farinha peneirada com o fermento e envolva bem até ficar uma massa homogénea. Verta para a forma e leve ao forno durante 40 minutos.
Entretanto, num tacho, deite o restante açúcar e o sumo da laranja, mexa, leve ao lume e deixe ferver durante 5 minutos. Retire do lume e deixe amornar.
Espete um palito para verificar se o bolo está cozido, retire do forno e regue com a mistura anterior ainda dentro da forma. Deixe ensopar bem, depois desenforme e sirva.
BOM APETITE!!!!

sábado, 14 de março de 2009

TIRAS DE PERU COM MOLHO DE TOMATE

Como já devem saber cá em casa todos devoramos massa, normalmente faço uma a duas vezes por semana e nunca ninguém reclama...porque será?
E há tanta variedade de massas para fazer e como ficam bem com tudo, nós abusamos um bocadito delas, salve seja, abusamos no bom sentido...

INGREDIENTES:

-750g bifes peru
-esparguete
-1 cebola grande
-2 dentes alho
-4 c.(sopa) azeite
-2dl polpa tomate
-0,5dl vinho branco
-sumo de 1 limão
-sal e pimenta q.b.

PREPARAÇÃO:

Corte os bifes de peru em tirinhas e tempere com o sumo de limão, o vinho branco, sal e pimenta.
Deixe marinar. Coza a esparguete em água temperada com sal. Depois de cozida passe por água fria e reserve.
Descasque e lave a cebola e os dentes de alho. Pique-os finamente. Num tacho aqueça o azeite, junte a cebola, os dentes da alho e as tiras de peru.
Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que fique sem o aspecto de cru. Regue depois com a marinada da carne e a polpa de tomate e deixe cozinhar em lume brando durante 10 minutos. Rectifique os temperos e junte a massa, envolva e deixe cozinhar durante mais 10 minutos. Retire depois do lume e sirva.
BOM APETITE!!!!

" 2 NOVOS SELINHOS"

Recebi mais dois selinhos muito giros e que verdade seja dita fiquei toda vaidosa....LOL..
Este selinho foi oferecido pela querida e amorosa Catarina (Pequenos Sonhos), que gostei imenso pois não estava à espera que o meu cantinho fosse risonho.
Obrigada Catarina por te lembrares de mim.


E este selinho vai para.... and the oscar goes to...
Cenourita

Ameixinha

Risonha

Sónia Alexandra

O meu 2º selinho é um prémio que também me deixou muito contente, pois estes selinhos são um estimulo para o nosso trabalho aqui e pelas amizades que vamos criando. A Petra&Ricardo passou-me este selinho muito interessante,obrigado por te lembrares de mim.


Este selinho vou dedica-lo a todos vocês que me visitam e me dão todo o vosso carinho, apoio e que gostam do meu cantinho, nas mensagens que me deixam, convido a quem o quiser levar se sinta à vontade para o fazer, porque a escolha é muito difícil, pois os vossos cantinhos são todos maravilhosos. Um grande beijo para todas(os) vocês, este selinho é para todas(os) vocês.






quarta-feira, 11 de março de 2009

ARROZ DE COSTELINHAS

Cá em casa gostamos imenso de costelinhas e é um prato que faço muitas vezes e vario muito pouco a maneira de as cozinhar, umas vezes asso no forno, outras vezes faço um guisado com massa e um destes dias tinha cá em casa as ditas costelinhas e vi esta receita no meu arquivo de receitas e experimentei, ficou muito bom e diferente do usual.

INGREDIENTES:

- 1kg de costelinhas de porco
- arroz
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 4 c.(sopa) azeite
- 2 cubos de caldo de carne
- 1 folha de louro
- 1 c.(café) cominhos em pó
- sal e pimenta q.b.

PREPARAÇÃO:

Corte a costelinha m pedaços pequenos. Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte as costelinhas e o louro e deixe cozinhar até as costelinhas ficarem bem douradinhas.
Junte depois a cebola e os alhos, tudo picado, adicione igualmente os cominhos e deixe cozinhar até a cebola ficar douradinha. Junte então os caldos de carne, tempere com uma pitada de pimenta, adicione o arroz e 1,5l de água a ferver, mexa e deixe ferver.
Rectifique o sal, tape, baixe o lume e deixe cozinhar. Sirva decorado a gosto.
BOM APETITE!!!!

sexta-feira, 6 de março de 2009

PESCADA ESTUFADA COM CENOURA

Mais uma receitinha de peixe, é muito fácil de fazer e rápida principalmente para aqueles dias em que se chega a casa cansada do trabalho e sem muito tempo para fazer uma receita mais elaborada.

INGREDIENTES:

- 4 postas de pescada
- 1dl azeite
- 1 cebola média
- 2 cenouras
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
- sal
- pimenta
- 1 pouco vinho branco

PREPARAÇÃO:

Tempera-se a pescada com sal e reserva-se durante meia hora.
Num tacho colocam-se o azeite, a cebola picada, o alho picado e a folha de louro. Deixa-se alourar sem queimar.
Junta-se então a cenoura ralada fina, mexe-se e colocam-se as postas de pescada.
Borrifa-se com vinho branco, tempera-se com pimenta e deixa-se estufar em lume brando com o tacho tapado cerca de 20 minutos.
Serve-se acompanhado de batata cozida ou puré.
BOM APETITE!!!!

UM MIMINHO TÃO CARINHOSO

A simpática e amiga Anna (Cozinha da Anna) ofereceu-me este selinho muito bonito e que adorei, pois demonstra que se podem fazer grandes amizades virtuais mesmo sem nos conhecermos pessoalmente.
OBRIGADA ANNA pelo carinho e amizade.
Como ando um pouco atrasada pois tenho andado mais ocupada com o trabalho e tenho passado pouco por aqui não vou passar o desafio a ninguém porque em 1º lugar acho que todos merecem este selinho pois são todos pessoas fantásticas, em 2º lugar porque já vi o selinho em quase todos os blogs, mas quem não o tiver sinta-se convidada(o) a leva-lo.
Um beijinho para todos em especial para a menina que me deu este miminho.

segunda-feira, 2 de março de 2009

BOLO CIGANO

Este bolo tem um nome pouco conhecido, não foi ninguém desta etnia que me deu a receita mas asseguro que é um bolo delicioso, experimentem que vão gostar.

INGREDIENTES:

-350g açúcar amarelo
-300g farinha
-3 ovos
-1dl azeite
-1,5dl café forte
-1 c.(sopa) raspa de limão
-1 c.(sopa) canela em pó
-1 c.(chá) fermento em pó
-margarina para untar
-farinha para untar

PREPARAÇÃO:

Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180º.
Numa tigela, bata os ovos com o açúcar amarelo até ficar uma mistura cremosa. Junte o azeite, bata mais um pouco, adicione a raspa de limão, a canela, a farinha, o fermento e o café e bata até ficar uma massa lisa.
Verta a mistura anterior para a forma e leve ao forno durante 40 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, desenforme, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto, se quiser polvilhado com açúcar em pó.
BOM APETITE!!!!
Esta receita foi retirada da Teleculinária nº1550.